23 de abr. de 2008

GLASS



Aproveitando que eu ja escrevi aqui no post Pandora o quanto eu amo musica e queria que ela fosse presente na minha vida 24/7, e depois de assistir a um trailer fantastico, eu nao poderia deixar de vir e escrever esse post de hoje.

Teve um tempo bem quando eu comecei a ter mais consciencia do que era realmente ir ao cinema, assistir e entender um filme e depois conversar sobre ele, eu lembro que as musicas do filme comecaram a fazer mais sentido para mim e casadas com as imagens, acoes, personagens e movimentos, elas ficavam ainda mais perfeitas, ainda mais encorajadouras e lindas.
Eu nao estou falando daquelas musicas temas que qualquer pessoa que tenha ido ao cinema, quando ouve, reconhece de que filme eh. Jaws, Star Wars, Psicose...nao. Estou falando, pelo menos para mim, de outro nivel de musica, de outra reacao e inspiracao.

Pensando rapido eu posso citar que as trilhas de Evita, Muriel's Wedding, Ever After, Boogie Nights comecaram a abrir meus olhos, ou melhor, meus ouvidos. Posso dizer que meus ouvidos comecaram a ouvir com o meu coracao e a partir dai, musicas de filmes passaram a fazer parte de varias experiencias criadoras e inesqueciveis da minha vida.

Eu acredito que eu possa citar compositores, esses que trabalham principalmente em cinema, como Jon Brion, Craig Armstrong, Alexandre Desplat, Philip Glass por sempre serem fundamentais qualquer hora em que eu fecho meus olhos, respiro fundo e escrevo. (inclusive agora estou ouvindo Philip Glass).

E eh bem desse ultimo que eu preciso falar. Philip Glass nasceu em Baltimore em 1937 e ja compos inumeros trabalhos. Para filmes o primeiro foi para o documentario/retrato visual Koyaanisqatsi de 1983. Eh uma obra, tanto filme quanto a musica, incriveis.
Glass seguiu com outros projetos, e ultimately criou uma das trilhas que eu acho mais belas do cinema: The Hours
O filme eu tenho tanto para falar sobre que me recuso a escrever qualquer coisa aqui, mas a trilha eh linda. Eh pesada, calma, ritmica, esperancosa, escura, secreta, e alem. Eu amo!

Para chegar logo ao assunto que eu tanto quero: vai sair um documentario sobre o Philip Glass, dirigido pelo mesmo cara que dirigiu Shine
Eu babei no trailer e nao tenho duvidas que vou ser o primeiro a comprar o ingresso e me deixar levar. Eu acho que vou ter que ir duas vezes. A segunda para assistir somente com os meus ouvidos...e deixar o meu coracao enxergar.




Nenhum comentário: